Você sabe o que é Cloud Business Intelligence?

A hospedagem de softwares, plataformas, aplicações e infraestrutura em grandes datacenters espalhados por diversos lugares do mundo é chamada de Cloud Computing (computação na nuvem).

A novidade é que cresce a cada dia o número de organizações que estão hospedando suas aplicações de Business Intelligence na nuvem. Assim, Cloud Business Intelligence é o conceito que se refere à utilização da nuvem para hospedar virtualmente informações relacionadas à inteligência competitiva de uma empresa.

Cada vez mais as empresas estão recorrendo a ferramentas de CRM (Costumer Relationship Managemente), help desk, Business Inteligence e arquivos colaborativos de armazenamento que melhoram a capacidade analítica e transformam dados em informações relevantes e ampliam a visão gerencial, baseadas na nuvem. Agilidade, acessibilidade e controle de custos estão entre os motivos que contribuem para esta tendência.

Cloud e BI – uma ótima combinação

As plataformas de Business Intelligence são voltadas para a gestão estratégica das informações corporativas, elas automatizam e proporcionam consolidação dos dados, gerando relatórios que facilitam uma visão mais estratégica do negócio. Como Cloud Computing fornece aparato tecnológico suficiente para processamento e hospedagem das aplicações, ter um BI na nuvem é ideal, pois torna possível acessá-lo via web em dispositivos móveis, em qualquer hora e lugar – as tradicionais barreiras do software são contornadas. A plataforma BIMachine da SOL7 é um exemplo de ferramenta simples e poderosa de Cloud Business intelligence.

Vantagens de computação em nuvem para usuários de BI

Facilidade de utilização

Aplicações de Business Intelligence em Cloud, como outros aplicativos, tendem a ser mais fáceis de operar e configurar para os usuários finais. Por estarem disponíveis via web, trazem mais autonomia, liberando a equipe de TI para trabalhos mais estratégicos.

Velocidade de implantação

Aplicações em nuvem são muito simples de implementar, uma vez que não necessitam de instalações de hardware ou software adicional. Além disso, na implantação tradicional, o trabalho é máquina a máquina.

Escalabilidade e flexibilidade

A empresa ganha em tempo e diminuição de custos sempre que precisar aumentar o número de usuários ou as funcionalidades do BI. Além disso, fazer adaptações ou upgrades é mais fácil, dando mais flexibilidade e dimensionamento do investimento.

Acessibilidade

Hospedadas na nuvem, as soluções de BI podem ser acessados ​​em qualquer navegador web ou em qualquer dispositivo móvel, 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Isso traz mais liberdade para os executivos, que podem buscar informações mais rapidamente e tomar as melhores decisões onde quer que estejam.

Cloud Business Intelligence para potencializar resultados

Considerando estas vantagens, podemos afirmar que o potencial do Cloud BI é uma vantagem competitiva para as empresas. Se o time executivo já busca ter uma visão mais ampla do andamento do negócio para tomar as melhores decisões, com os benefícios da Cloud Computing, estes resultados se maximizam.

Cloud Computing trouxe a facilidade de elevar o nível analítico dos dados gerados pelas empresas, fornecendo aos usuários finais com acesso em tempo real a dados críticos para os negócios.

Quer saber mais sobre implantação de BI ou de outro sistema em cloud? Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta