Management 3.0: Práticas de Gestão para Empresas do Século XXI

Breve história

O guru em gestão Gary Hamel enfatiza que a maioria dos princípios, ferramentas e métodos de gestão conhecidos hoje foram inventados há mais de 100 anos – em uma época na qual a gestão era focada no ganho de eficiência, na escala, organizada por meio de linhas de produção e para a produção em massa.

Os desafios de gestão de hoje são totalmente diferentes. Nos dias de hoje, a mudança crescente é, provavelmente, a única constante. Na atualidade, as atividades chave de gestão são a estruturação de organizações adaptativas, a inovação e a criação de ambientes de trabalho inspiradores. Dessa forma, as visões e as ferramentas necessárias para os líderes de hoje são totalmente diferentes das utilizadas no passado.

Os métodos ágeis conseguiram dar um primeiro passo nessa direção. Processos de controle empíricos, liderança servidora, times auto-organizáveis são alguns exemplos do que esses métodos conseguem oferecer. Mesmo assim uma pergunta ainda precisa ser respondida: qual é o papel da gestão em uma organização? Além disso, mesmo naquelas organizações que aplicam métodos ágeis e tentam seguir novos valores, toda a vez que intenção entra em conflito com a ação, os resultados não são satisfatórios.

Por que participar?

Como um líder pode agir de forma efetiva em uma organização ágil? Como motivar uma equipe e melhorar a motivação no trabalho? Que modelos e ferramentas podem ser aplicados para influenciar a mudança? Faz sentido utilizar algum questionário de avaliação de desempenho na gestão de pessoas? Como fazer para lidar com estruturas organizacionais difíceis? Como fazer para que os times sintam-se responsáveis e comprometidos? Como desenvolver a competência e a habilidade das pessoas? Como mudar a cultura organizacional? Como fazer a gestão e o negócio tornarem-se Ágeis? Estes são exemplos de perguntas que a abordagem de Management 3.0 de Jurgen Appelo ajuda a responder e para as quais as práticas tradicionais não têm conseguido trazer bons resultados.

Este é um curso oficial do Management 3.0, baseado no best seller Management 3.0 – Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders, de Jurgen Appelo. O curso já foi ministrado, com muito sucesso, mais de 200 vezes em diversas partes do mundo. Seja para gestores, em qualquer nível, ou para profissionais do conhecimento em geral.

Objetivo

Logo Management 3.0O objetivo do Management 3.0 é preparar lideranças para crescer estruturas organizacionais adaptativas, organizações inovadoras e ambientes de trabalho inspiradores.

A abordagem de Management 3.0 reforça que a gestão não é apenas uma responsabilidade dos gerentes, e sim uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todas as pessoas da organização.

Método

Cada um dos tópicos inclui pelo menos um jogo ou exercício onde as pessoas colocam em prática as ideias do curso em grupos de quatro a seis pessoas. Algumas vezes os participantes competem uns contra os outros. Outras vezes atuam em conjunto, compartilhando seus pensamentos enquanto trabalham em um determinado problema.

Todas as atividades são finalizadas com uma discussão, de forma que as pessoas possam relacionar o que elas aprenderam com a própria situação, levantando questões e compartilhando experiências a serem discutidas por todo o grupo.

Incluso com o curso

Todos os alunos recebem o material do curso no formato digital, assim como versão impressa dos exercícios, dos Moving Motivators, do Delegation Poker e a versão digital do livro “Como mudar o mundo”.

Mais Material

Acesse uma breve apresentação sobre o curso de Management 3.0.

Abaixo algumas apresentações em Português:

Fotos

2017

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
  • 25, 27/04 e 02, 04, 09/05
  • 19:00 às 22:15
  • Porto Alegre
  • Carga horária: 16
  • 2017-4-25T19:00-03:00
Inscreva-se!

Indique o interesse em uma próxima turma!

Data, horário, local e valores são definidos na medida que houver um número mínimo de interessados. Ao fazer o pré-cadastro, além de desconto diferenciado, você tem maior chance de ter as suas restrições de horário respeitadas.

Tenho interesse em participar da próxima turma!

Programa

Carga horária: 16 horas

Gestão ágil é o novo padrão de governança para liderar times criativos e pessoas. Você aprenderá sobre diferentes métodos ágeis, boas práticas populares, desafios enfrentados ao adotar métodos ágeis ao redor do mundo, e a contribuição do gerente e do líder de equipe nas organizações ágeis.

Pensamento complexo é a pedra fundamental da mentalidade Ágil. Você aprenderá o que é a teoria da complexidade, como pensar em termos de sistema, sobre a diferença entre complexo e complicado, sobre falácias do pensamento linear tradicional, e sugestões para o pensamento complexo.

Energizar as pessoas: pessoas são a parte mais importante de uma organização e gerentes devem fazer tudo o possível para manter a motivação no trabalho e a criatividade. Você aprenderá sobre a diferença entre motivação extrínseca e motivação intrínseca, os 10 desejos intrínsecos e técnicas comuns para entender o que é importante para as pessoas nos seus times, como reuniões one-on-one, avaliações pessoais, as 12 perguntas mais importantes e reuniões 360 graus.

Dar poder as equipes: times são capazes de se auto-organizar e isso demanda empoderamento, autorização e confiança da gestão. Você aprenderá como fazer com que a auto-organização funcione, como autorizar as pessoas de sua equipe, os desafios do empoderamento, como cultivar relacionamentos de confiança, e várias técnicas para distribuir o controle, como os 7 níveis de delegação e os quadros de autorização.

Alinhar restrições: auto-organização pode não levar a lugar nenhum, dessa forma é necessário proteger as pessoas e os recursos compartilhados, oferecendo as pessoas um propósito claro e objetivos definidos. Você aprenderá quando gerenciar e quando liderar, como usar critérios distintos para criar metas úteis, sobre os desafios do gerenciamento por objetivos, e como proteger as pessoas e os recursos compartilhados dos efeitos negativos da auto-organização.

Desenvolver competências: times não conseguem atingir seus objetivos se seus membros não são competentes, e gestores devem contribuir para o desenvolvimento dessas competências. Você aprenderá sobre níveis de habilidade e níveis de disciplina, como e quando aplicar as 7 abordagens para o desenvolvimento de competência, como medir o progresso em um sistema complexo, o efeito da sub-otimização e várias dicas para métricas úteis.

Crescer a estrutura: muitos times operam dentro do contexto de uma organização complexa, dessa forma é importante considerar estruturas que fortaleçam a comunicação. Você aprenderá como crescer uma estrutura organizacional como um fractal, como balancear especialização e generalização, como escolher entre times funcionais e multifuncionais, sobre liderança informal e cargos abrangentes, e sobre tratar times como unidades de valor dentro de uma rede de valor.

Melhorar tudo: pessoas, times e organizações precisam melhorar continuamente, de forma a adiar o fracasso pelo maior tempo possível. Na prática isso significa que gerentes e líderes devem agir como agentes de mudança, tentando modificar o sistema social complexo ao seu redor. Você aprenderá sobre as 4 facetas da gestão de mudanças, que focam no sistema, no indivíduo, nas iterações e nos limites do sistema.

Público alvo

O curso Management 3.0 é dirigido a líderes, gestores e profissionais do conhecimento que desejam se tornar Ágeis, e outras partes interessadas envolvidas com liderança e gestão.

O curso tipicamente atrai líderes de equipe (15%), gerentes de desenvolvimento (15%), agile coaches (15%), scrum masters (15%), gerentes de projeto (10%), product owners (10%), desenvolvedores e testadores (10%), e alta gestão (10%).

Ministrantes

Alejandro Olchik

Sócio-diretor da ionatec. Participa de projetos ágeis desde 2002. Atuou como diretor de desenvolvimento e operações de três empresas que adotaram abordagens ágeis de trabalho. Possui vivência prática em diversos contextos como o de software embarcado, telecomunicações, infraestrutura de TI, sistemas corporativos, operações web e projetos open source.
Como consultor já capacitou mais de 1.000 pessoas em temas relacionados a metodologias ágeis, apoiando empresas no desenvolvimento de programas de aprendizado mais efetivos. Participa também como palestrante em eventos nacionais e internacionais e contribui com artigos em diferentes veículos de comunicação.

Depoimentos

  1. Alejandro Olchik disse:

    “O curso trata de um conjunto de práticas e conceitos que te levam a repensar sobre como você guia suas ações e atitudes.”
    Gabriel Veiga / Evolução Ágil

  2. Alejandro Olchik disse:

    “Um curso excelente. Fornece uma ótima base sobre o Management 3.0 e muitas das técnicas aprendidas podem ser colocadas em prática de forma rápida.”
    Julio Cesar Fausto / Softplan

  3. Alejandro Olchik disse:

    “Treinamento conciso, coerente e centrado na realidade, trazendo soluções reais e possíveis.”
    Frederico Dubiel / Flex-y

  4. Alejandro Olchik disse:

    “O treinamento causa um impacto, principalmente no quesito da forma de gestão da equipe e as preocupações que o líder deve ter.”
    Diego Marafon / Softplan

  5. Alejandro Olchik disse:

    “Curso deveria ser obrigatório para gerentes e líderes de equipe.”
    Guilherme Pinter / Ciasc

Posts Relacionados

Ver mais cursos