Conheça as vantagens da Cloud Computing para sua empresa

A computação em nuvem, ou Cloud Computing, é uma realidade que veio para impulsionar os resultados das empresas, dando dinamismo e confiabilidade, além de elevar a capacidade de processamento e armazenamento e reduzir custos. Tanto que, segundo a consultoria IDC, deve movimentar investimentos de cerca 1 bilhão de dólares no Brasil em 2014.

As empresas estão investindo, pois reconhecem os benefícios de hospedar suas soluções na nuvem. Há também as vantagens oferecidas pelos serviços de infraestrutura na web – quando todo o aparato envolvendo bancos de dados, servidores e outros hardwares que, administrados internamente, dão muito mais trabalho e com investimentos mais altos.

As vantagens que sua empresa pode obter com a Cloud Computing são muitas. A seguir, conheça 5 delas:

1 – Disponiblidade

Quando a infraestrutura de TI está baseadana nuvem, disponibilidade é algo que a empresa não precisa mais se preocupar. Ou seja, a qualquer hora, 24 horas por dia nos 7 dias da semana, o fornecedor do serviço fica encarregado de prover o perfeito funcionamento dos sistemas.

2 – Facilidade na hora de escalar

Um dos grandes problemas de TI nas empresas é com a evolução do negócio que a tecnologia tem que acompanhar. Ou seja, hoje seu negócio é pequeno ou médio, porém você trabalha para que ele cresça, para isso precisará cada vez mais de infraestrutura tecnológica.

Com um serviço de Cloud, como toda a infra está na web, fazer esta escalada torna-se mais rápido, fácil e barato. Afinal, está a cargo do fornecedor incrementar tecnologicamente o serviço para que a sua operação se mantenha em pleno vapor.

O que precisa ser feito máquina a máquina, com alocação de pessoal e paradas da operação, quando gerido internametne, já não é mais necessário com a Cloud.

3 – Manutenção

Esqueça as horas perdidas com manutenção dos servidores. Esqueça este custo adicional. Com a Cloud, toda a manutenção de infraestrutura fica a cargo do fornecedor. Isso contribui para a produtividade, pois não é preciso parar a operação para fazer essas atualizações. E tempo também é dinheiro.

4 – Replicação

Como toda a infraestrutura de hardware está na web, além da virtualização dos serviodres, a facilidade da replicação dos serviços também é uma vantagem para sua empresa. Com facilidade você pode, por exemplo, alocar novos servidores em outras regiões que estão demandando mais infra. Isso melhorará a disponibilidade dos serviços.

Pense nos custos com deslocamento de pessoal técnico e no tempo que isso dura quando é feito da forma tradicional!

5 – Redução de custos

O modelo de infraestrutura em Cloud é chamado IaaS (Infraestrutura como Serviço), ou seja, a empresa faz a contratação de servidores (e outros dispositivos de infraestrutura) virtuais, ao ao invés de comprar servidores, roteadores, racks e outros hardwares.

Nesta lógica, a empresa passa a investir como Pay per Use, ou seja, pagar somente pelas funcionalidades e pelas horas em que utilizar. Ao contrário do modelo tradicional, com infraestrutura como Serviço, é possível prever e controlar mais efetivamente a infra que será utilizada de acordo com a real necessidade do negócio.

Agora que você já conhece as vantagens da Cloud Computing para sua empresa, acesse nosso site e saiba como podemos ajudá-lo!

Deixe uma resposta