Cloud computing: um estudo dos fatores de adoção em múltiplos casos

A computação em nuvem, uma forma inovadora de armazenar e disponibilizar informação, ainda que não esteja completamente instalada nas organizações brasileiras, vem crescendo muito nos últimos anos.

Mesmo baixo as circunstâncias de que os concorrentes podem ter acesso a recursos diferenciais – o que pode minar a vantagem de uma empresa – existem muitos benefícios para as companhias na adoção da computação em nuvem. De forma geral, privacidade e segurança são fatores relevantes. Já confiabilidade, escalabilidade e economia são fatores primordiais. Interoperabilidade, acesso pela rede e sustentabilidade são considerados fatores irrelevantes.

Vejamos um breve resumo de cada um deles e análises de alguns casos em como esses fatores podem afetar a adoção da cloud computing.

Fatores levados em consideração na adoção da computação em nuvem

  • Confiabilidade: está ligado ao fato de o serviço estar ao alcance quando se precisa e de forma fácil;
  • Escalabilidade: diz respeito ao crescimento da infraestrutura conforme a necessidade / demanda.
  • Economia: o modelo pay-per-use é significativamente mais barato para uma empresa, em comparação com o modelo pré-pago;
  • Privacidade: é importante, mas é preciso separar o confidencial do não-confidencial. Tudo depende dos termos de serviço e da política de privacidade estabelecidos com o servidor;
  • Segurança: envolvem as políticas, os processos, as técnicas e as medidas usadas para prevenir o acesso não autorizado de arquivos ou programas;
  • Acesso pela Rede: a capacidade de acessar os arquivos de diferentes plataformas criou um novo paradigma no TI;
  • Interoperabilidade: a facilidade de ter um trabalho mais dinâmico entre organizações;
  • Sustentabilidade: reduz o impacto ecológico e faz com que as empresas sejam vistas como green company.

Alguns casos e como esses fatores foram considerados

A Alpha Mobile é uma agência de comunicação com foco na integração de SMS corporativo. Um dos fatores mais decisivos no momento de aderir à computação em nuvem foi a economia. A escalabilidade também teve sua importância, pois com o crescimento rápido é preciso que as organizações se ajustem a este método.

A confiabilidade também se faz notável. Com um alto nível de customização e padronização de serviços há maior força do que com os serviços internos. Entretanto, o acesso pela rede foi considerado relevante. O ponto principal foi a facilidade de acesso em diferentes dispositivos a qualquer hora e lugar. Para garantir a segurança, foi feita uma análise do controle de acesso e um estudo sobre os servidores.

Já para a privacidade, a empresa examinou aspectos legais sobre cláusulas sobre dados e backups. Os fatores irrelevantes foram interoperabilidade e sustentabilidade. No primeiro caso, acredita-se que ainda não exista grande compatibilidade entre as organizações. No segundo, não há informação relevante para este caso.

A Beta IT é uma companhia que terceiriza as soluções para infraestrutura de rede. Como no caso da Alpha Mobile, os fatores primordiais foram os mesmos. O econômico se deu pelo fato de não necessitar manter uma infraestrutura interna ou um profissional da área. A escalabilidade foi considerada, pois, para uma empresa em expansão, é uma parte importante da sua estratégia de crescimento. A confiabilidade garante a prestação de um serviço de qualidade. O fator segurança é considerado relevante, já que boa parte desta é realizada pela própria Beta IT.

Na mesma escolha está a privacidade com o controle de acesso de dados. Outro fator relevante é a interoperabilidade, pois a organização já tem uma equipe especializada com serviços interligados. Acesso pela rede e sustentabilidade foram fatores considerados irrelevantes. O primeiro, pelo fato de a empresa ter diversas plataformas e todas já estarem integradas e o segundo não foi considerado um fator de adoção pela companhia.

Alguns elementos que podem ajudar no processo de adoção são o tamanho da organização, o tipo de negócio, além das estratégias e objetivos de cada companhia. De forma geral, chegou-se a esses resultados. Porém é sempre importante que a sua organização faça uma análise detalhada sobre cada fator no processo de adoção da computação em nuvem. Entender o que de fato é primordial, relevante ou irrelevante para garantir o sucesso da cloud computing em sua empresa.

Sua empresa já adotou a computação em nuvem? Comente abaixo!

Deixe uma resposta