6 razões para mudar a infraestrutura do seu negócio para cloud computing

Cloud computing já é realidade para muitas empresas, enquanto para outras ainda é um tema um tanto quanto obscuro. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil representa apenas 1,4% do tráfego mundial de dados na nuvem. Comparando com os Estados Unidos (37%) e os países europeus (18%), ainda há muito o que avançar para o país explorar mais a nuvem.

As dúvidas mais comuns dos empresários brasileiros, especialmente quando se trata de infraestrutura como serviço (IaaS), são quanto aos benefícios que a computação em nuvem oferece. Neste post resumimos algumas das principais vantagens da obtenção de IaaS.

Veja seis razões para mudar a infraestrutura tecnológica do seu negócio para o modelo Cloud Computing:

1 – Escalabilidade

Com um serviço de IaaS, os recursos estão disponíveis como e quando sua empresa precisar. Ou seja, não há atrasos ou limites na expansão da capacidade ou desperdício da infra que não está sendo utilizada.

2 – Diminuição dos investimentos em hardware

O hardware físico subjacente que suporta o serviço de IaaS é criado e mantido pelo provedor da nuvem, economizando o tempo e evitando o custo de desenvolver ou adquirir o equipamento internamente.

3 – Controle prévio de custos

Os serviços podem ser acessados sob demanda e a sua empresa só paga pelos recursos que realmente utilizar. Desse modo, é possível planejar o investimento com antecedência e evita surpresas na hora de realizar os pagamentos.

4 – Mobilidade

O serviço geralmente pode ser acessado a partir de qualquer local e com qualquer dispositivo, desde que haja uma conexão com a internet e o protocolo de segurança da nuvem permita. Em outras palavras, sempre que precisar se conectar ao servidor, por exemplo, uma pessoa autorizada pode fazê-lo remotamente.

5 – Segurança física

Se um servidor ou switch de rede, por exemplo, vier a falhar, sua empresa não sentirá o impacto, pois o fornecedor de IaaS trabalha com recursos de hardware e configurações de redundância.  Também os gastos com segurança patrimonial (controlar acesso e refrigeração do datacenter, por exemplo) passam a ser uma preocupação do fornecedor.

6 – Evolução tecnológica

Manter a empresa atualizada com os avanços da tecnologia em infraestrutura requer altos investimentos, além do tempo de pesquisa e consultas a diversos fabricantes. Com um serviço de infraestrutura na nuvem, esta preocupação é do fornecedor. Ele estará sempre atuando para que as últimas novidades estejam sempre à disposição de seus clientes.

Cloud Computing veio para intensificar e facilitar o aparato tecnológico das empresas, melhorando os resultados com investimentos mais calculados e assertivos. Ela permitiu o surgimento da Infraestrutura como Serviço (IaaS), modelo de serviço no qual a empresa terceiriza hardwares, servidores, componentes de rede e o próprio armazenamento, entre outros, que são utilizados para apoiar suas operações.

Conhecer esses avanços e fazer uso deles é, antes de tudo, a evolução de uma cultura corporativa, em que a tecnologia torna-se uma aliada estratégica. É a simplificação da TI com apoio de um fornecedor de confiança, preparado para garantir mais escalabilidade, redução de custos, mobilidade, segurança física e de informação e constante evolução.

Quer saber mais sobre as vantagens de obter infraestrutura como serviço? Entre em contato conosco ou deixe um comentário aqui no blog.

Deixe uma resposta